Seguidores

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DIA DA PÁTRIA

Scraps
Recados animados

DIA DA PÁTRIA
O sentimento de amor à Pátria deve ser despertado em todos os cidadãos, inclusive nos servos do Senhor Jesus. Nada melhor que aproveitar o “Dia da Pátria” para incentivarmos este amor: “amar o Brasil a tal ponto que não poupemos esforços até ganharmos nossa pátria querida para Cristo”.
Elabore uma programação especial, com programa impresso (transcreva hinos, leitura bíblica). Convide a Igreja, a comunidade próxima e, se possível, autoridades governamentais.
PROGRAMA
Saudação do dirigente:
Momento cívico
Cântico do Hino Nacional Brasileiro - durante o cântico programe o processional das bandeiras:
- Bandeira Nacional (conduzida por uma criança)
- Bandeira da Igreja Presbiteriana do Brasil (conduzida pelo Conselheiro da SAF)
- Bandeira da SAF (conduzida pela mais nova sócia da SAF)
(Observe o correto posicionamento das bandeiras à frente. A Bandeira Nacional ocupa sempre o centro; a bandeira da Igreja ficará à direita e a da SAF à esquerda. Quem conduz a bandeira permanece perfilado, atrás de sua bandeira, até o final da execução do Hino)
Oração
Leitura Bíblica Alternada do Salmo 33
Cântico do hino “Oração pela Pátria” – nº 378 do Hinário Novo Cântico
MENSAGEM
Apresentação da dramatização “MINHA PÁTRIA PARA CRISTO”
...........(Adaptação de Eliêne de Souza Rodrigues)
Personagens: 1) Narrador A e B (voz oculta); 2) Coro Falado: 4 pessoas, vestidas com roupões nas cores da Bandeira Nacional (verde, amarelo, azul e branco); várias pessoas caracterizadas p/ encenação; 4) profissionais liberais (médicos, dentistas, engenheiros, professores, enfermeiros, comerciantes, etc, caracterizados).
Orientação: As participantes do Coro Falado, levarão em suas costas palavras, formando a seguinte frase: "Senhor, eis me aqui”. As pessoas com roupões verde e amarelo estarão segurando a logomarca da IPB. As de azul e branco, segurando a logomarca da SAF (consulte no site o link “Documentos).
NARRADOR A: Quando falamos em “Evangelização e Missões”, pensamos em lugares distantes, como África, China, etc. O Senhor Jesus nos incumbiu de pregar o Evangelho a toda criatura. O LUGAR ONDE ESTAMOS PODE SER O NOSSO CAMPO MISSIONÁRIO.
Narrador B: Neemias 6:3, diz: “...Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer...”. Este texto traz grande ensino para quem, como Neemias, busca posicionar-se em sua missão, demonstrando saber que está no lugar em que deve estar, marchando firme, sem se desviar.
CORO FALADO (verde e amarelo): Igreja Presbiteriana do Brasil, ide e pregai... precisamos cumprir nossa missão onde estamos. Devemos aproveitar as oportunidades.
CORO FALADO (azul e branco): Mulheres Presbiterianas, erguei os olhos... os clamores dos ceifeiros penetraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos! Do lugar onde estamos podemos fazer a nossa parte.
NARRADOR A: Jeremias 29.7 diz: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.”
1ªCENA
(Fundo musical. Pessoas caracterizadas como ricas; bem vestidas, caminham; em seus semblantes há alegria e ares de vitória. Após alguns instantes a imagem se congela)
VERDE: Estes fazem parte dos 170 milhões de habitantes do nosso Brasil.AMARELO: Têm empregos e bons salários.
AZUL: Têm planos de saúde e excelentes hospitais.BRANCO: Estes fazem parte dos privilegiados do nosso país CORO FALADO: Num país com tanta riqueza, o que mais precisamos?
NARRADOR B: Precisamos pregar a mensagem do poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê. Vejamos a transformação na vida daqueles que aceitaram a Jesus como seu Senhor e Salvador..
(Personagens bíblicos surgem no meio do grupo)
ZAQUEU: Sou Zaqueu. Todos me achavam importante, mas sempre pensei que faltava algo na minha vida Até que um dia tive coragem de subir numa árvore para ver Jesus. Jesus parou para me ouvir e a minha vida mudou para melhor.
NICODEMOS: Meu nome é Nicodemos. Aparentemente, eu não precisava de nada, mas Jesus falou que eu precisava nascer de novo. Hoje, sou um novo homem. .PAULO: Sou Paulo. Antes de conhecer Jesus, eu era perseguidor de cristãos. Mas, um dia, na cidade de Damasco, a bendita graça de Jesus me alcançou. Ele transformou a minha vida e tornei-me o maior missionário de todos os tempos.
SAMARITANA: Sou a Mulher Samaritana. Jesus conversou comigo junto ao Poço de Jacó. Explicou-me tudo o que eu precisava saber. Jesus mudou a minha vida.
VERDE: Tantos outros se encontraram com Jesus e suas vidas foram transformadas.
CORO FALADO: Mas, há muitos em que falta paz, alegria, justiça, e verdade. Aqueles que estão lutando por justiça no mundo, buscando a justiça do homem, mas precisam acima de tudo da justiça de Deus, que há em Cristo Jesus - eles precisam conhecer as riquezas celestiais
NARRADOR A: Onde estão os enviados do Senhor? Existem ovelhas perdidas nos grandes shoppings do Brasil! Há ovelhas que estão perdidas nas salas das universidades! Outras nos grandes e finos bares das grandes metrópoles!
2ª CENA
(Fundo musical. Pessoas caminhando caracterizando a pobreza urbana, a pobreza sertaneja, a pobreza indígena, etc – podem ser mães com filhos no colo; meninos cheirando cola ou craque; mendigos, “os sem terra”, representantes indígenas, segurando faixas, formando grupos de 3 a 5 pessoas. Ao parar a música, a cena se congela)
AMARELO – Estes também fazem parte dos 170 milhões de habitantes o nosso Brasil..
NARRADOR B – “Povoam as cidades inquietas multidões... / Há muitas cenas tristes, flagrantes erros há!... / Nos centros e nos bairros, nas ruas, nas prisões, / As almas esquecidas perecem aos milhões!”
VERDE: Um universo de pobreza! Pobreza urbana, pobreza sertaneja; pobreza do norte ao sul, do leste ao oeste.
AMARELO: Desemprego, nudez, doenças, fome...
AZUL: Analfabetismo, raquitismo ... quanta incoerência num país com tantas riquezas.
NARRADOR A: A terra está corrompida diante da face de Deus; e encheu-se de violência. Há milhares de servos do Senhor no Brasil. Eles estão espalhados por todos os lugares, de norte a sul, de leste a oeste.
BRANCO: Onde estão os verdadeiros cidadãos? Eles têm os mais diversos dons para serem usados em prol da causa do Mestre Jesus.
NARRADOR B: O profeta Isaias, falando sobre maldade nacional, diz: “Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade”. A verdade sumiu, e quem se desvia do mal é tratado como presa. Por isso, está longe de nós o juízo, e a justiça não nos alcança”.
CORO FALADO: A terra está cheia de violência. O Brasil está cheio de violência. Há fome na terra. Fome de pão, fome de paz, fome de Deus. A profecia está se cumprindo. É a maldade nacional.
NARRADOR A: Mas, Jesus veio trazer a paz.
NARRADOR B: Onde estão aqueles que são enviados para falar de Jesus? É preciso dizer que Jesus veio trazer a paz. É preciso dizer que Jesus veio para que tenham vida em abundância. Que Jesus é o pão da vida, que desceu do céu.
NARRADOR A: Onde estão os que fazem parte da Grande Comissão?
CORO FALADO: Onde estão os cidadãos da pátria celestial?
(do meio do auditório saem os profissionais liberais, caminham até o povo que já está no palco e começam a conversar com eles)
NARRADOR B: "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. Cantemos o hino “A Grande Comissão” (Novo Cântico nº 282 – deve estar impresso no programa e ser cantado com toda a igreja presente).
PROFISSIONAIS LIBERAIS: É preciso fazer alguma coisa para demonstrar ao Brasil e ao povo brasileiro nossa gratidão a Deus, por nos ter dado uma terra tão boa e tão rica. É preciso dizer que “O Brasil tem Jeito - Jesus é a solução”.
(Os narradores aparecem à frente com a Bandeira do Brasil)
NARRADOR: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz”.
NARRADOR B: É preciso orar ao Senhor pedindo paz, e Deus abençoará o povo brasileiro.
CORO FALADO: Cidadãos da pátria celestial, erguei os olhos... Ide e Pregai...”Se não nós, então quem?” (Neste momento, as participantes do Coro Falado ficarão de costas para o público, revelando a mensagem em suas costas).
(As sócias da SAF presentes no auditório, colocam-se de pé para fazer a leitura conjunta do texto “Gratidão pela Pátria”, que já deve ter sido distribuído com antecedência).
SÓCIAS DA SAF
GRATIDÃO PELA PÁTRIA
Rendemos-Te graças, ó Senhor, pela Pátria que nos deste, com tudo que nela existe de esplendor. Agradecemos-Te pela liberdade que temos de ler e pregar a Tua Palavra, e pela oportunidade que nos dás de usarmos nossa vida cooperando na expansão do Teu reino aqui na terra. Agradecemos-Te porque, como cristãos, somos cidadãos, também, de uma outra pátria superior, perfeita – a Pátria Celestial.
TODOS OS PARTICIPANTES: Contempla, ó Deus, teu povo nas lutas do viver, / E aos crentes das cidades concede teu poder! / Do sonho à realidade permite-nos sair, / Oh! Faze a Igreja de hoje melhor a ti servir”.
Cântico do hino “Petição pela Partia – nº 379 do Hinário Novo Cântico”.
Oração Final

http://www.saf.org.br/sugestao_programas/dia_patria.php3

3 comentários:

HENRY disse...

Edinicia, eu te desejo um otimo final de semana, junto com sua familia.

Abraços deste seu irmão em Cristo Jesus...

Blog da pró Edenícia disse...

Obrigada, Henry,

Desejo o mesmo pra você e famíia.
Que Deus continue te usando para abençoar outras pesssoas.

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará (Sl 37:5)
Abraços,
Edenícia

PC.IAPBA disse...

Bem vindo (a) a nossa rede
Olá! que a paz do Senhor Jesus esteja sempre com você. Parabéns pelo seu blog e parabéns também porque ganhou 4 seguidores do nossa rede. O nossa rede é o blog dos amigos, o seu blog agora faz parte da nossa rede, visite confira e nos prestigie também seguindo nossa rede, c.r.o.a@hotmail.com, http://nossaredeblogfriends.blogspot.com